Estava confiante num bom início, a equipa apresentava-se forte, mas sei que esta equipa não deve dar mais que um 4 ou 3º lugar da tabela classificativa. Não temos plantel para competir com as equipas mais fortes da Ucrânia, mas sei que podemos chateá-los bastante e força-los a perderem pontos quando nos defrontarem, espero que isso aconteça. Parece ser uma Liga complicada, as equipas ao início podem parecer fracas, mas no campo podem se mostrar muito fortes e criar bastante problemas. Já conheço esta Liga há muito tempo e sei que isso pode acontecer. Também vou estar muito atento ao meu querido Dínamo Kiev, espero que vençam o campeonato, se não for a minha equipa claro.
Neste início de época, tenho de colocar o onze mais forte que tenho à disposição. Não podemos entrar em grandes rotações, isso só irá acontecer na Liga Europa, competição que não vou dar muita importância, daí meter jogadores menos utilizados. É uma competição que não tenho muitas aspirações e penso que só irá complicar as coisas no campeonato. Tivemos um começo de campeonato brilhante. Logo no primeiro jogo , via-se que a equipa estava muito forte, fizemos um jogaço, mas a bola não quis entrar e o resultado acabou empatado 1-1. Depois disso, uma sequência fantástica de 6 jogos só com vitórias, entre elas, uma vitória em casa diante de um adversário muito complicado que é o Metalist que conta com jogadores de grande qualidade. As primeiras derrotas apareceram nos jogos diante do Dínamo Kiev e Shakhtar. Fizemos dois jogos muito bons, nomeadamente o jogo em casa diante do Dínamo que houve um festival de golos. Em casa do Shakhtar não tivemos muitas chances, mas estivemos igualmente bastante bem. Bastante afectados com as duas derrotas seguidas, cedemos um empate em casa diante do Illichivets, 1-1. Voltámos às vitórias em casa do Metalurg Zp.
Com esta campanha estamos no 3º lugar com 23 pontos conquistados, os mesmos que Metalist e Dínamo Kiev que estão em 1º e 2º lugares respectivamente. Início decepcionante do Shakhtar, mas não tarda, já estão lá em cima, quase de certeza.
A Liga Europa, este ano, vai servir para rodar os jogadores menos utilizados. Sei que não tenho muitas hipóteses de chegar longe, por isso, não vale a pena cansar os meus jogadores para depois sofrerem as consequências no campeonato. O primeiro desafio seria o playoff de acesso à fase de grupos que calhou ser contra o Malmo. Fora de casa vencemos fácil por quatro bolas a duas e depois em casa vencemos de forma tranquila por 2-1 tendo acabado o jogo com 71% de posse de bola, algo excelente.
Não tivemos muita sorte na fase de grupos. Calhou-nos: Sporting de Braga, Nápoles e Borussia Monchengladbach, equipas fortíssimas. Já efectuámos um jogo. Fomos à pedreira vencer de forma inesperada por duas bolas a uma. Um excelente resultado, com alguns jogadores de 2ª linha e começámos da melhor maneira.
Sendo realista, penso que não vamos passar, mas tudo pode acontecer com esta vitória em casa do Braga. Vamos pensar jogo a jogo e ver o que o futuro nos traz.
Faltou falar na Taça da Ucrânia. Fomos eliminados por uma equipa de divisões inferiores, o Desna, por 2-1. Algo que não estava nos planos e fiquei muito insatisfeito, mas não quero pensar muito nisso.
"Ir ou estar no Dragão, é o mesmo que ir ou estar na casa e no coração de todos e cada um de nós, pois todos somos o Dragão, símbolo do nosso clube e da nossa cidade."