FMPortugal
Aulas, aulas e aulas - Versão de Impressão

+- FMPortugal (https://forum.fmportugal.net)
+-- Fórum: Tempo Extra (https://forum.fmportugal.net/forumdisplay.php?fid=16)
+--- Fórum: Off-Topic (https://forum.fmportugal.net/forumdisplay.php?fid=24)
+--- Tópico: Aulas, aulas e aulas (/showthread.php?tid=112)

Aulas, aulas e aulas - Shaka - 11-09-2012

E como me cheira que me vais perguntar porquê, fiquei a pensar a sério no assunto e decidi meter, por pontos, as cenas que não curto e que me incomodam seriamente.
- O circo que são disciplinas como Educação Física, Área de Projecto, Estudo Acompanhado e Formação Cívica. Educação Física tem um programa sequer? Aquilo é uma rebeldaria. Chega ao ponto dos alunos poderem decidir o que querem fazer naquele ano. Nem sou contra isso, atenção, mas já se sabe que isso muitas vezes dá merda e gera grupinhos. Área de Projecto é suposto fazer-se o que, mesmo? O nome indica que é suposto desenvolver-se projectos, ok. Mas quantas vezes é que isso é feito, mesmo? Só me lembro de um ano que, quer eu, quer a minha irmã, ou qualquer pessoa que eu conheça, teve área de projecto de forma decente. Porque não fazer cenas para a escola? Cultivar o espírito de grupo através do desenvolvimento de actividades em conjunto? A maioria dos professores chega lá e "escolham um par e façam um trabalho a dois para brincarem nos computadores fazerem um trabalho. Estudo Acompanhado é outra que também tem imenso potencial e não é explorado. Porque não uma aula completamente aberta onde os alunos, em conjunto, estudem? Claro que tem sempre potencial para dar merda. Mas aí se vê a qualidade do professor. Formação Cívica também tem potencial. Porque não debates? Abordar temas sensíveis? Isso dá trabalho. É melhor meter os alunos a fazer os trabalhos de casa da própria disciplina.

-A escolha de uma área no 9º ano. Caso geral aos 14/15 anos. Quem é que com esta idade tem plena certeza do que quer fazer? São muito poucos. Muita gente tem ambições mas pouca certeza de se é mesmo o que quer. Eu já quis ser treinador, já quis ser astronauta, já quis ser biólogo, etc. Já quis ser muitas coisas ao longo da minha vida e como eu há muita gente. A malta acaba por ir para ciências porque é o chamado curso generalista. Depois acabam por mudar de curso porque descobrem o que querem. Acho que podíamos ser muito bem nós a decidir o que queríamos aprender, isto se é para haver uma escolha. Porque é que eu não posso ter História, Química e Desenho, por exemplo?

- Melhor uniformização dos períodos escolares + férias. Que sentido faz o segundo período ser gigantesco e o terceiro período acabar mais rápido do que um piscar de olhos? O terceiro período muitas vezes acaba por ser um inferno de stress, testes empilhados no mesmo dia, semanas inteiras de testes e trabalhos.. Eu compreendo que a ideia seja preparar as pessoas para um trabalho e para a universidade. Mas convém ter em conta que as pessoas não são robots e precisam de tempo para as suas próprias coisas. Quem é que nessas semanas tem tempo para alguma coisa? Eu só pedia para a escola pegar fogo para eu poder pegar fogo às minhas coisas todas também.

- Perceberem porque é que há maus resultados. O que não falta são pessoas que são bastante inteligentes mas apresentam resultados escolares maus. E há sempre motivos para isso. Especialmente nos tempos actuais. A verdade é que os professores nem as escolas se preocupam, é extremamente raro. Tens más notas? És burro. Vai lá para a turma dos burros e pronto, deixa os inteligentes em paz. Outro estigma imbecil. Até parece que um gajo inteligente não pode ser uma boa influência sobre alguém que esteja a ter maus resultados. Mas é aquela cena, a burrice pega-se por contacto, ou assim, dizem eles todos arrogam-tes.

e acho que vou ficar por aqui que tenho de ir fazer o almoço Lol2

Aulas, aulas e aulas - damascheta - 11-09-2012

Área de Projeto já não existe acho eu, estudo acompanhado pelo menos para o 2º ciclo também não há este ano, não tarda muito em desaparecer :lool:

Aulas, aulas e aulas - Ministro das Finanças - 11-09-2012

Shaka, concordo contigo. No meu caso, só tive Física a sério no secundário onde tinha um prof. muito exigente e que seguia o programa que supostamente existia. Até dança demos... :lool:

Área de Projecto era uma disciplina da treta, não se fazia nada e acabava por ser uma aula mais para descomprimir do que propriamente para trabalhar em alguma coisa. A única vez que AP serviu para alguma coisa foi no 12º , onde, aí sim, tivemos de trabalhar e acabamos por organizar uma feira medieval na escola.

Mas pegas aí em 2 ou 3 pontos muito interessantes.

Aulas, aulas e aulas - Shuffle - 11-09-2012

O que tu enumeraste, shaka, tem alguma razão de ser, contudo, algumas dessas situações são influenciadas por fatores externos, como a má explicitação dos programas, abordagem leviana dos professores e, ainda, a educação e dedicação ao trabalho que, numa sociedade cada vez mais lauta em crise de valores, só encaminha à má concretização dessas disciplinas que, na sua génese, poderiam ter sido bem intencionadas.

Todavia, existem maiores problemas na escola que o mau aproveitamente das disciplinas, como os conteúdos tendenciosos, o preterismo de determinadas áreas face a outras ou os programas, que confinam e calcam os alunos, acabando por fazer deles mulheres e homens deficitários.

Aulas, aulas e aulas - Ricardo Assunção - 11-09-2012

Shaka Escreveu:...
Concordo em muitas coisas, especialmente na parte da escolha do 9º ano. Vou agora para o 9º e não faço puto ideia do que escolher. E isso da educação fisica depende do professor. Até ao 6º ano não havia programa nenhum, era o que abetecesse à professora. A partir do 7º mudou a professora e isso também mudou.

Aulas, aulas e aulas - Miki Feher - 11-09-2012

Só gostei de EF no básico porque tinha uma professora toda boa... E agora no secundário é a valer, damos tudo, de dança a badminton, passando pelo rugby.

Ei, mas calma, porque é que estamos a falar de coisas facultativas e que deixam de entrar na média? Falam tanto que o país está a ficar só com gordos e tiram importância À EF? Isto para mim é que não faz sentido nenhum.

A cena é que é mais fácil tirar do que corrigir. Estudar soluções e ver quais seriam as melhores para se formar gente culta e independente? Qual quê, é melhor criar autómatos.

Quanto a isso de educação física, eu não sou completamente contra, mas não nestes moldes. Por exemplo, vamos equacionar o cenário de alguém que está em ciências e quer ir para Psicologia. Sendo curto e grosso: Física e Química para essa pessoa não serve de nada. Então, porquê contar para a média final? Mas isto vem um bocado na ideia anterior de se poder escolher várias disciplinas de vários cursos. Para evitar aquele problema de gerar desinteresse e criar potenciais destabilizadores da sala de aula, podia tornar-se esta disciplina uma espécie de disciplina opcional. Por exemplo, o aluno só recebe uma avaliação se for a determinado número de aulas e fizer um determinado número de actividades. Caso o aluno se inscreva e não meta lá os pés, não tem avaliação e o único trabalho que o professor tem é o de o cortar da disciplina. Torna-se uma mera questão de "o meu objectivo é estudar Psicologia, mas gosto de Física e Química, portanto vou às aulas da disciplina para aprender". Mas isto nunca vai acontecer, é entrar em terrenos demasiado utópicos para o nosso paisinho.

E nem vou referir a inutilidade que é a psicóloga que a escola oferece no 9º ano. Comigo foi assim, com familiares meus também e praticamente toda a gente que conheço diz o mesmo. Não sei se é caso geral, mas é algo que tenho curiosidade. Ela, basicamente, a mim disse-me que eu podia ir para onde quer que fosse que eu quisesse ir, lol. Foi uma grande ajuda.

Aulas, aulas e aulas - damascheta - 11-09-2012

Shaka Escreveu:E nem vou referir a inutilidade que é a psicóloga que a escola oferece no 9º ano. Comigo foi assim, com familiares meus também e praticamente toda a gente que conheço diz o mesmo. Não sei se é caso geral, mas é algo que tenho curiosidade. Ela, basicamente, a mim disse-me que eu podia ir para onde quer que fosse que eu quisesse ir, lol. Foi uma grande ajuda.

Eu vou agora para o 10º, e tive no 9º, e realmente não me ajudou muito. só me dizia para falar com os meus pais e para seguir o que eu quisesse :lool:

Tudo bem que a EF como estava antes também não era o melhor, mas tirar-lhe importância? Vêm falar da obesidade e do sedentarismo da população, dizem que a prática desportiva é extremamente importante, e depois tiram-na, basicamente, da escola? Acho ridículo e cada vez mais caminhamos para um daqueles países em que 99% da população se alimenta no Mac e afins...

Isso é porque para o zé povinho EF é correr e dar uns chutos na bola. Quando é bem mais que isso. Aliás, basta abrir um livro de educação física. Um professor meu bem diz que se algum dia eles metem a ser uma disciplina a sério e a seguir um livro, metade da malta não passa. Lol2

Aulas, aulas e aulas - Mr. Costa - 11-09-2012

Eu em EF sigo sempre o programa. Ginástica de aparelhos e dança e o crl, que cenas mais nojentas, e ainda assim consigo ter 17 e 18 :lool:

O problema é mesmo esse: não há uma uniformização do plano. Por exemplo, no país todo tu aprendes o mesmo de Biologia, Matemática, etc. mas a EF não. Em Coimbra fazem natação, em Cascais fazem remo, em Ourique fazem caça a ganbuzinos, e por aí em diante. Daí a malta queixar-se "eish se tivesse feito futebol como aqueles também tinha melhor nota!!!"

Shaka Escreveu:Isso é porque para o zé povinho EF é correr e dar uns chutos na bola. Quando é bem mais que isso. Aliás, basta abrir um livro de educação física. Um professor meu bem diz que se algum dia eles metem a ser uma disciplina a sério e a seguir um livro, metade da malta não passa. Lol2
Depende muito da escola também, acho eu. Eu ando num Colégio, e EF não é dar uns chutos na bola. Temos avaliações contínuas, avaliações esporádicas, treinamos de tudo, temos um ginásio todo equipado (até aquela barra alta que se fazem cenas fixes lá em cima, tipo JO lol), temos dois pavilhões prontos para se jogar Futsal, Volei, Basket, Badminton, fazer salto em altura, medições, peso. Até alteres temos para fazer trabalho físico.

Claro, aquilo era eu a exagerar o cenário um bocado. Mas quando chega ao ponto de para se ter nota máxima numa avaliação de volley o que é preciso é "fazer 3 manchetes seguidas"... ya. Lol2

Shaka Escreveu:Claro, aquilo era eu a exagerar o cenário um bocado. Mas quando chega ao ponto de para se ter nota máxima numa avaliação de volley o que é preciso é "fazer 3 manchetes seguidas"... ya. Lol2
Pois, também sinceramente não estou habituado a essa realidade tão coise da EF.